AS NOSSAS NOTÍCIAS


Saiba o que vai acontecendo no (nosso) mundo da Propriedade Intelectual.
17

Fev
EVENTOS
Contrafacção | Técnicas de Identificação de Produtos Contrafeitos e Análise de Risco – de 17 a 21 de Fevereiro | Angola
LUANDA

De acordo com o relatório “Global Brand Counterfeiting report 2018-2020”, a quantidade de contrafacções, atingiu, em termos globais, os 1,2 biliões de dólares americanos em 2017, e acredita-se que poderá chegar aos 1,82 biliões de dólares americanos este ano.

Dados da EUIPO( Instituto de Harmonização do Mercado Interno), em Portugal, as perdas de vendas devido à contrafacção nos sectores do vestuário, calçado e acessórios rondam os 653 milhões de euros por ano. Por outro lado, em toda a UE perderam-se cerca de 28,4 mil euros devido à contrafacção e apenas no que diz respeito aos sectores referidos.

Por outro lado, a contrafacção no continente Africano é um dos maiores e mais lucrativos crimes, principalmente no que respeita à contrafacção de medicamentos. A título exemplificativo 1 a 3% dos medicamentos que circulam nos países desenvolvidos é contrafeito e falsificado, aproximadamente 30% em alguns países da América latina e Ásia. Em África os números deste fenómeno rondam os 70%. Um problema que preocupa as entidades competentes, que ao longo do tempo desenvolvem e implementam medidas no sentido de prevenir e combater este flagelo.

Reconhecido como um fenómeno nocivo à escala mundial, a contrafacção origina, entre outros,  prejuízos e perdas monetárias, problemas sociais como o desemprego, constituindo também uma ameaça para a saúde pública( no caso da contrafacção de medicamentos).

Estas e outras questões serão debatidas no Workshop Nacional sobre Direitos de Propriedade Intelectual, que iniciou hoje e versará sobre o tema “Técnicas de Identificação de Produtos Contrafeitos e Análise de Risco”,  no anfiteatro do Ministério das Finanças( MINFIN) em Luanda – Angola.

Durante cinco dias, representantes de entidades nacionais Angolanas e entidades internacionais,  versarão sobre questões práticas acerca desta temática.

 A convite da entidade organizadora deste evento, Drº Nuno Cruz abordará, no dia 20 de Fevereiro o tema “ Medidas Aduaneiras e Combate à Contrafacção em Portugal e na União Europeia”. Durante a sua intervenção e na qualidade de representante legal, falará sobre alguns processos de contrafacção das marcas FC Barcelona, Havaianas e Siksilk.

Para mais informações, não hesite em contactar-nos.








22

Jan
EVENTOS
“Life of a Patent”- Seminário | Lisboa | 23 e 24 de Janeiro
LISBOA
No âmbito do Professional Education Committee (PEC), uma das Comissões do EPI(Institute of Professional Representatives Before the European Patent Office) perante o EPO( European Patent Office), terá lugar em Lisboa, no Hotel Dom Pedro, um seminário de dois dias, intitulado “Life of a Patent” e que versará sobre os seguintes temas: “Pre-drafting and drafting of patent applications”.

Serão oradores neste seminário Kaisa Suominen (EPI) e Enrico Luzzato (do EPO).

Para mais informações, ou condições de participação, queira por favor consultar o site do EPI



15

Jan
NOTÍCIAS
I Curso de Direito Procedimental e Processual da Propriedade Intelectual organizado pela ICC Portugal, em homenagem ao Dr. Jorge Cruz
LISBOA

Partilhamos alguns momentos que registam o início do I Curso de Direito Procedimental e Processual da Propriedade Intelectual organizado pela ICC Portugal, em homenagem ao Dr. Jorge Cruz.

+ Info